Um pouco sobre mim… parte um
Espaço Divinos: Uma coisa que me fascina é os começos… Quando conheço alguém, com uma actividade diferente, surge sempre a curiosidade… Se eu lhe perguntasse – como tudo começou – o que me diria?
Ernesto Tages: Bom, tudo começou no dia 7 de Setembro de 1970, num bairro de classe trabalhadora da grande Buenos Aires… (risos) Brincadeiras à parte: poderia dizer que a incursão, de uma forma mais profunda, nestas áreas do conhecimento teve uma grande aceleração desde o momento em que saí da Argentina – no começo do ano 98. Foi então que dei início a uma viagem por dezenas de países. Uma época de grande mudança nos paradigmas pessoais!
Espaço Divinos: Diz-nos que viajou por inúmeros países, de todos, os continentes, a aprender e a ensinar a 'arte da felicidade'. Como define essa arte? O que é isso: felicidade?
Ernesto Tages: É simples: arte é prática, felicidade é sentir-se bem. Logo a arte da felicidade é a prática do sentir-se bem. O que me interessa é como se vive no mundo real – o dia-a-dia – e não o que dizem as diversas teorias, que preenchem as prateleiras das bibliotecas, e cujos leitores e estudiosos podem saber ou discursar eruditamente sobre… Teorias que, provavelmente, não experienciaram. Para mim, essas são simples palavras vazias cuja validade fica sujeita a uma validação prévia da minha parte; na vida real, claro! Depois de comprovado, partilho com os outros o que acho ser de utilidade.
Espaço Divinos: Consegue destacar o lugar no mundo onde mais aprendeu sobre a arte da felicidade? Conte-nos um pouquinho sobre essa experiência.
Ernesto Tages: Durante longos anos procurei em múltiplos lugares: desde megacidades até aldeias rurais; nas florestas, nas selvas e nos desertos; procurei nos ambientes com as características mais díspares possíveis a que pude aceder. Pretendia enriquecer o espectro de avaliação das condicionantes que geram a felicidade. Depois de muitas solas de sapatos gastas nessa caminhada, vim a descobrir que o lugar onde mais posso aprender sobre a arte da felicidade está na minha linda cabecita. Dentro de mim, não fora…
(continua na próxima semana)
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário