quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Entrevista a Ernesto Tages

Um pouco sobre mim… parte dois


Espaço Divinos: Porquê as emoções?


Ernesto Tages: As emoções são um ingrediente indispensável à vida. São elas a que vestem de cores e dão sabor às vivencias. Sem elas, o organismo pode estar a funcionar, a mente a trabalhar, mas, sem dúvida que, quem assim estiver é um morto-vivo.

Espaço Divinos: Apresenta-se como um investigador incansável, [que] conta com estudos nas áreas de economia, filosofia, psicologia, medicina, entre outros. Que áreas mobiliza o seu olhar ao debruçar-se sobre as emoções.


Ernesto Tages: Desde que o ser humano continue a ser da forma que actualmente é, qualquer área de conhecimentos terá incidência nas emoções. Da mesma forma, qualquer área de estudo nos poderá fornecer conhecimentos acerca das emoções humanas. Das filosofias que reconheço, as que mais influência têm neste campo são: o Sámkhya, teoria de carácter naturalista; o Tantra, base de comportamentos de carácter sensorial, matriarcal e descompressor; e o Yoga, técnicas para a transformação da consciência.


Espaço Divinos: Destaque uma emoção que lhe seja particularmente grata. Fale-nos um pouquinho sobre ela.


Ernesto Tages: Ou l´amour, l´amour! Quem não gosta do amor é porque a cegonha se enganou no Universo, ao deixa-lo aqui! O amor é a própria razão de ser da Natureza. Para nós, o facto de podê-lo experienciar é o que nos guia. O amor é o que torna a vida bela: quem não sente amor, nem o encontra pronto, sem cerimónias, passará a receber o apelo da morte sussurrando-lhe ao ouvido e deixar-se-á envolver no seu manto sombrio.

(continua na próxima semana)

1 comentário:

Tia [Zen] disse...

As tuas palavras têm sempre tanta magia...
Vou passar mais tempo por aqui :-)