Um pouco sobre mim… parte três
Espaço Divinos: Através do seu trabalho – a excelência emocional – diz que estabelece uma ponte entre a sabedoria oriental e a sociedade ocidental; espiritualidade e este mundo tão material. Consegue definir, para nós, duas traves mestras desta ponte por si criada?
Ernesto Tages: [Talvez os exemplos práticos, indicados seguidamente, nos dêem resposta a esta questão.]
Espaço Divinos: Qual o primeiro passo para a excelência emocional?
Ernesto Tages: O primeiro passo para a excelência emocional é identificar que emoção se está a sentir e entender o que esta nos quer dizer: qual a mensagem que esta emoção nos transmite com a finalidade de melhor nos adaptarmos ao meio circundante. Isto dentro de uma gama de oito diferentes famílias de emoções que a tradição do Tantra reconhece: amor, alegria, tristeza, raiva, medo, coragem, desgosto e surpresa.
Espaço Divinos: Qual considera ser a importância deste trabalho nos dias de hoje – quando todos parecemos correr, apenas?
Ernesto Tages: Correr apenas não penso que seja, necessariamente, algo prejudicial. Sempre que seja feito com gosto, tudo bem. O problema principal, que observo na sociedade de hoje, é que a maioria das pessoas fazem coisas de que não gostam. E, o que é ainda pior, fazem-no em “piloto automático”; quer isto dizer sem ter consciência do que estão a fazer. Num mundo onde, supostamente, nunca houve tanta liberdade, parece-me um contra senso. Entender as emoções ajuda a ser coerente consigo mesmo e assim conseguir fazer o que se gosta. Daí a importância que deveria ser dada à literacia emocional.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário